domingo, 24 de maio de 2009

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Grupo I



1- O que é o benchmarking?



O benchmarking é um processo de comparação entre empresas, isto é, uma empresa compara os métodos de gestão e produção utilizados por uma outra empresa, com o objectivo de retirar ideias para aplicar na sua empresa, para melhoramento da mesma.



2- O processo de benchmarking é composto por várias fases.



2.1- Indique-as:



As várias fases que compõem o processo de benchmarking são: planear, explorar, analisar e adaptar.



2.2- Explique em que consiste cada uma das fases indicadas.



A primeira fase de planeamento, consiste em verificar quais os pontos fracos e fortes da empresa. Com esse pontos assinalados poderá elaborar-se um plano com o objectivo de melhora-los.

Segue-se a fase de exploração em que o gestor recolhe informações nos departamentos que irão ser alvo do plano traçado.

Depois de toda a informação recolhida, o gestor devera selecionar e organizar essa informação poderá então proceder-se à analise de outras empresas, verificando as suas práticas e recolhendo dados necessários para tentar melhor a sua empresa.

Depois de todo este processo concluído o gestor deverá tentar adaptar os novos métodos aprendidos na sua empresa com o objectivo de melhorá-la.



3- Indique os tipos de benchmarking.



Os tipos de benchmarking são: o governamental, o sectorial, o interno, o competitivo, o funcional e o estratégico.





3.1- Caracterize-os:
Benchmarking Governamental - consiste na comparação da eficiência das
várias políticas entre países.






Benchmarking Sectorial - caracteriza-se pela comparação da eficiência inter e intra
sectores de actividade.



Benchmarking Interno -consiste na recolha de informações dentro da empresa e na comparação de funções e departamentos. O objectivo é verificar onde existem possíveis melhoramentos.


Benchmarking Competitivo - a comparação é realizada a concorrentes directos da empresa.



Benchmarking Funcional - neste tipo de benchemarking são comparadas funções ou processos específicos. Esta comparação não tem necessáriamente de ser realizada a empresas do mesmo sector.


Benchmarking Estratégico - aborda grupos de tarefas ou funções em processos mais
complexos que atravessam a organização transversalmente e que são encontrados
facilmente em outras empresas, mesmo de diferentes ramos de actividade.




4- Quando se inicia um processo de benchmarking devemos começar por utilizar que tipo de benchmarking? justifica a resposta.



Quando iniciamos um processo de benchmarking devemos começar por utilizar o benchmarking interno, porque o gestor para proceder a melhoramnetos no funcionamento da empresa tem de primeiro analisá-la, para saber onde são necessários esses melhoramentos. Portanto terá de fazer todo um processo de benchmarking na sua empresa para adquir o máximo de informações e entender onde existem problemas.



Grupo II



1- Indica quais os principais elementos existentes num processo de decisão de compra.



Quando os consumidores iniciam um processo de compra, existem vários factores que influenciam a sua decisão, esses factores dividem-se em dois conjuntos que são as variáveis internas e as variáveis externas.

As variáveis internas são compostas pelas necessidades do consumidor, as suas carências, desejos, motivações e também pela personalidade. O grupo social onde o consumidor está inserido, a economia e a sua cultura são algumas das variáveis externas que influnciam o consumidor.





2- Distingue necessidades funcionais de necessidades psicológicas.



As necssidades funcionais são necessidades que o índividuo depende para viver, como por exemplo comer, respirar.

As necessidades psicológicas não são necessidades primárias, isto é, o índividuo não necessita delas para sobreviver, como por exemplo ser aceite num grupo social.



3- Indique quais são os intervenientes num processo de compra e explique-os.



Os intervenientes são:

o iniciador que é quem decide que uma necessidade não está satisfeita e desencandeia o processo de compra.

O influenciador que tem o poder para orientar ou modificar a compra do produto.

O decisor que é quem autoriza a compra.



Grupo III



1- Na sua opinião qual é a importância do Livro Negro dos esquemas e fraudes na net.



Na minha opinião este livro trata-se de uma ferramenta importante para todos os consumidores pois para além de nos alertar para os vários perigos existentes, diz-nos também como agir nessas situações. Ao ser-mos capazes de identificar quando estamos perante uma fraude, não iremos por esse caminho.

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