quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Processo de compra e respectivas etapas

1. Identifica as fases do processo de compra habitualmente consideradas pela logística (processo de procurement).



As fases do processo de compra habitualmente consideradas pela logística são: os fornecedores, as encomendas e o cliente.





2. Identifica as fases do processo de gestão da compra e do abastecimento, referindo os principais documentos envolvidos.



As fases do processo de gestão da compra e do abastecimento são:



*formalizar especificações. E os documentos envolvidos são:

- documentar com especificações funcionais;

- documentar com normativos/especificações de controlo



*Escolher fornecedores. Os documentos envolvidos são:

- documento para acompanhar com proposta de selecção de fornecedores.



*Acordar contratos. Os documentos envolvidos são:

- documento para acompanhar com minutas de contrato.



*Encomendar. Os documentos envolvidos são:

-Proceder à elaboração de ordens de ordens de encomenda.



*Expedir. Os documentos envolvidos são:

-Efectuar relatórios de excepção;

-Efectuar relatórios de datas de entrega;

-Emitir facturas ;



*Avaliar. Os documentos envolvidos são:

- Listar fornecedores preferidos;

- Formalizar esquema de ranking dos fornecedores;





3. Mostra através de exemplos que uma situação de compra pode ser uma (1) tarefa rotineira, assim como pode ser uma (2) opção de investimento, exigindo uma análise exaustiva.







4. Comenta a tipologia das situações de compra (apresentada na Figura 4,5), cruzando a incerteza comercial com a complexidade do produto.

Sem comentários: