segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A lógica da logística

1- Vantagem competitiva é quando uma empresa coloca no mercado os seus produtos/serviços em condições mais vantajosas que os seus concorrentes, designadamente a preços mais baixos, porque obtiveram custos de produção inferiores. Algumas vantagens competitivas são: foco no cliente, qualidade superior do produto/serviço, excelência dos recursos humanos e do management, entre outras.


2- Significa que a logística abrange vários departamentos da sua empresa e também das empresas com as quais a sua empresa se relaciona, isto na logística moderna.



3- A dimensão dos mercados condiciona a referida lógica da logística, porque se o mercado for demasiado pequeno condiciona a venda dos produtos e logo também a produção.



4 - O desenvolvimento das vantagens competitivas pode obter-se pela:

a)-redução dos custos, porque se a empresa conseguir ter redução nos custos, consegue posteriormente baixar o preço de venda, ganhando assim vantagem perante as outras empresas, podendo até aumentar a sua quota de mercado.



b)- diferenciação do produto, porque se a empresa comercializar produtos diferentes pode abranger um maior conjunto de consumidores.

c)- pelo redesenho das actividades, porque a empresa pode verificar que algum,as actividades não são necessárias e pode suprimi-las.


Sem comentários: