segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A lógica da logística

1- Vantagem competitiva é quando uma empresa coloca no mercado os seus produtos/serviços em condições mais vantajosas que os seus concorrentes, designadamente a preços mais baixos, porque obtiveram custos de produção inferiores. Algumas vantagens competitivas são: foco no cliente, qualidade superior do produto/serviço, excelência dos recursos humanos e do management, entre outras.


2- Significa que a logística abrange vários departamentos da sua empresa e também das empresas com as quais a sua empresa se relaciona, isto na logística moderna.



3- A dimensão dos mercados condiciona a referida lógica da logística, porque se o mercado for demasiado pequeno condiciona a venda dos produtos e logo também a produção.



4 - O desenvolvimento das vantagens competitivas pode obter-se pela:

a)-redução dos custos, porque se a empresa conseguir ter redução nos custos, consegue posteriormente baixar o preço de venda, ganhando assim vantagem perante as outras empresas, podendo até aumentar a sua quota de mercado.



b)- diferenciação do produto, porque se a empresa comercializar produtos diferentes pode abranger um maior conjunto de consumidores.

c)- pelo redesenho das actividades, porque a empresa pode verificar que algum,as actividades não são necessárias e pode suprimi-las.


Mutações económicas e tecnológicas da produção e distribuição

1- Ao longo dos anos a tecnologia tem evoluído bastante, as empresas de hoje em dia tem menos trabalhadores, pois as máquinas vieram substituí-los, com esta evolução existe também um grande impacto na forma de organização e gestão da empresa, pois vários níveis intermédios de chefia são eliminados. A troca de trabalhadores por máquinas é mais conveniente a empresa pois as máquinas executam um trabalho mais eficaz, e não efectuam pausas, podem trabalhar noite e dia, ao contrário dos trabalhadores. O produto também sai da linha de produção mais rápidamente, pois o seu processo de construção é muito mais rápido. Este processo é chamado a automatização, as empresas que não aderirem a esta evolução tecnológica vão ficando ultrupassadas, pois os seus produtos podem ter um pouco menos de qualidade e também o seu proceso é mais demorado.

2- As novas tecnologias tanto de produção como de informática são uma opurtunidade para algumas empresas é uma ameaça para outras, isto é, as empresas que seguem as evoluções tecnológicas, terão mais qualidade, eficácia e menores custos de produção, isso levará a um maior interesse da parte dos consumidores, aumentando assim a quota de mercado da empresa. As empresas que não aderem a estas tecnologias podem considerar esta situação uma ameaça, pois têm maiores custos do que as outras e menos eficâcia, perdendo quota de mercado e podendo até abrir falência.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Operações da Logística

1- Os sistemas lógicos apresentados no quadro são: procurement, produção, distribuição, venda e pós-venda.



2- As categorias de operação são: operações físicas, operações de informação, operações de planeamento e gestão.



3-A logística forward é a logística em que o produto vai do produtor para o consumidor, é utilizada sempre que adquirimos o produto. A logística reversa é o contrário da logística forward, neste tipo de logística o produto vem do consumidor para o produtores, um exemplo é quando um consumidor adquire um produto e este não vem em condições, o consumidor dirige-se à loja e devolve o produto para que este seja devolvido ao produtor, revertendo assim o ciclo normal de produtor, consumidor.



4-As questões ambientais aumentaram a importância da logística reversa com a reciclagem das embalangens, onde os consumidores as depositam no ecoponto, sendo depois dirigidas para o centro de tratamento, onde posteriormente serão reutilizadas.

A cadeia logística e cadeia de transportes

1- Entre o conceito logística e o conceito transportes, o conceito logística é mais global, porque abrage diversas actividades, entre elas a cadeia de transportes. A logística começa na compra das matérias primas, passado pela armazenação, pelo transporte e termina na venda.

2- Os desenvolvimentos informáticos e telemáticos contribuiram para a minha resposta anterior na medida em que foram estes desenvolvimentos que permitiram que a logística se torna-se global.